28 de janeiro de 2010

APLICAÇÕES DE ALGUMAS MARCAS - BMG





Já falei aqui, num dos primieros posts deste blog, sobre a dificuldade de aplicação de determinadas marcas. Dei o exemplo da MRV Engenharia que ao patrocinar clubes de futebol teve que simplesmente abandonar o desenho original da marca pois ali ela não proporcionava uma boa leitura.
Agora volto ao assunto, coincidentemente com uma empresa mineira e na mesma situação, patrocínio de clube de futebol.
O Banco BMG está em franco desenvolvimento em sua expansão pelo Brasil e partiu agora para o patrocinio de times de futebol de uma forma mais forte.
Times como Coritiba, Cruzeiro, Atletico, alguns de Goiás e do norte e nordeste do país estão estampando a marca Banco BMG.

Seu desenho não mudou quase nada nos últimos 20 anos e talvez por isso esteja agora com dificuldade de ser aplicado em diversas camisas de clubes com diferentes cores e padrões gráficos. Isto é um problema crítico, pois o retorno midiático mais considerado destes patrocínios é exatamente a veiculação em jornais e TV. Por isso a importância de se ter uma marca bem aplicada, com boa "leitura" e com contraste adequado para se registrar tanto em fotos quanto em captação de imagem em movimento.

Pois bem, a marca do BMG sofre um pouco pela falta de uma solução mais consistente em seu desenho que lhe permita se apresentar com o mesmo impacto, legibilidade e identidade. Sem que eu saiba o motivo, tem horas que a marca aparece sem a inscrição "Banco", hora na cor laranja sobre fundo claro, hora em laranja e em branco sobre fundo escuro e o mais grave, com um out line (contorno) branco além do out line que já possui a marca.
Acho que o BMG poderia aporveitar esse momento de investimento em visibilidade da empresa através de patrocinio em times de futebol e rever seu desenho, inclusive eliminando estes pontos críticos de aplicabilidade. Afinal quem quer aparecer quer aparecer bem e bonito não é? Uma solução boa e que poderia ser um paliativo para este instante é a aplicação da logomarca na cor branca sempre que o fundo for escuro ou indefinido e mesclado. Aplicar a logo em branco (negativo como chamamos) é um recurso entre outras coisas de muito bom gosto. Um exemplo desta aplicação são os carros da equipe Williams de F1 onde todos os patrocinadores aparecem na cor branca sobre fundo azul escuro do carro. Acima, algumas imagens que mostram do que estou falando acima.

Nenhum comentário: