Durante muito tempo a imagem da Marlboro foi associada a da Mclaren, equipe de Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, para ficar só entre os brasileiros. Mas desde 1997 ela está associada à Ferrari e de lá pra cá tenta driblar a legislação de cada pais para poder ser percebida como patrocinadora da Scuderia Ferrari F1. Ao longo do tempo e de acordo com as leis de cada pais a Marlboro e Ferrari (e a Mclaren em épocas passadas) sempre deram um jeito de manter a percepção da marca Marlboro mesmo quando ela, a marca, não estivesse estampada nos carros. Em cada situação um recurso gráfico promovia mudanças no lay out, mas todas com o objetivo de manter a percepção visual da marca Marlboro. Desde a substituição da palavra por traços que parecem um código de barras, até a exclusão da inscrição com a manutenção do espaço em branco destinado ao patrocinador, sempre se buscou uma solução que, mesmo sem o nome escrito, se pudesse "ler" a marca Marlboro.
Até que no ano passado, se não me engano no GP do Canadá, as autoridades de lá fizeram meio que uma ameaça à equipe falando que, se soluções gráficas fossem usadas, elas, as autoridades, iriam entrar em ação para preservar o sentido da lei, que é a de não permitir associação entre marcas de cigarro e esportes.
Então desde o GP do Canadá do ano passado a Ferrari eliminou de seus carros qualquer recurso que pudesse ser associado à marca de cigarro. Isso porque o assunto ganhou certo destaque e a Ferrari não queria se ver no meio de uma discusão onde ela pudesse ser taxada de manipuladora ou algo do tipo.
No final de 2010, após o término do campeonato, chegou-se a cogitar que a Marlboro iria se retirar da F1 entre outros coisas pelo fato do Banco Santander estar ganhando espaço dentro da Ferrari de F1. Qual não foi a surpresa de todos quando a Ferrari anunciou a renovação do contrato com a Phillips Morris, fabricante do Marlboro para a temporada de 2011.
Nesta semana quando as equipes da F1 apresentam seus carros para a temporada 2011, a Ferrari além de divulgar o carro de 2011 divulgou a "Nova Identidade Visual" de sua equipe de F1. Agora a marca da Scuderia Ferrari F1 é esta ai embaixo na ultima foto.
Reparem, parece ou não parece com a marca da velha e boa Marlboro? Será que eu estou doido ou a Ferrari, para justificar a renovação do contrato com a Marlboro e embolsar uma bela quantia, mudou a identidade visual de sua equipe de F1 e a estampou no mesmo lugar onde ficava a da Marlboro.
Agora ninguém mais pode dizer que a Marlboro faz propaganda subliminar nos carros da Ferrari. A própria logo da Scuderia Ferrari se parece com a dita cuja. É mole?

Um comentário:
Olá meu nome é Danilo Delgado, estudo na Universidade Unaerp Guarujá e estou procurando parceiros aqui no blogger, gostaria de ser um deles? Eu estaria colocando seu link na minha pag e vc o mesmo. Obrigado por ler.
shinoidesign@hotmail.com
Postar um comentário