15 de agosto de 2008

QUE TIME É TEU EM PEQUIM?

As duas seleções brasileiras de futebol em Pequim (masculino e feminino) terão que usar seus uniformes sem o emblema da CBF. Por ser uma competição promovida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) que tem o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como seu afiliado, o evento não pode conter imagens, alusão a nenhuma outra entidade esportiva, a CBF por exemplo (que é filiada à FIFA). Assim os uniformes não poderão ostentar o brasão do futebol penta-campeão do mundo.
Ok, entendi. Agora o mais curioso é que a logomarca do fabricante do material esportivo (Nike) pode ser exibida sem problemas e a empresa nem é uma das patrocinadoras do evento.
Os representantes da Delegação Brsileiras poderiam, se quissesem, argumentar e bater o pé (pois em outras olimpíadas o emblema foi usado e ninguém falou nada) mas como o Brasil é candidato à sede das olimpíadas de 2016 e resolveram não se opor ao COI e ponto final.

Espírito olímpico é isso.

ALL IS POSSIBLE

Um dos momentos mais emocionantes da abertura dos Jogos de Pequim pode ser um símbolo da Olimpíada made in China. O acendimento da pira pelo ex-atleta e empresário Li Ning resume, no mesmo gesto, o espírito esportivo e a ascensão capitalista chinesa. Isso porque Li foi um atleta consagrado, com 6 medalhas olímpicas, e é proprietário da marca que leva seu nome.
“Anything is possible” é o slogan da marca Li-Ning, que produz roupas, aparelhos e acessórios esportivos. “Impossible is Nothing” é o slogan da Adidas. A logomarca da empresa chinesa é uma faixa horizontal ondulada e vermelha. Não é difícil confundi-la com a logo da Nike. Mas não é Nike nem Adidas. É Li-Ning, o autêntico chinês.